Main Navigation

Conheça Luis Mantilla e Alfredo de la Hoz:

  • Building markets
  • Bananas

Fundada em 2007 por 26 agricultores, a BANAFRUCOOP no norte da Colômbia é uma cooperativa de bananas certificada pelo Comércio Justo que visa melhorar a competitividade dos produtos e enfrentar a violência regional e os conflitos armados.

Com 35 membros hoje, incluindo 11 mulheres, eles cultivam bananas premium em parcelas com uma média de 5,6 hectares, juntamente com outras culturas, como mamão e pimenta. A implementação das normas de Fairtrade  aumentou a procura de mão de obra local, empregando atualmente cada produtor uma média de 11 trabalhadores temporários.

Luis Mantilla é membro do BANAFRUCOOP. Ele vê o impacto do comércio justo de muitas maneiras.

Por um lado, os agricultores viram a sua produtividade melhorar, no caso de Luis, mais do que duplicando a sua produção. Os fundos Fairtrade Premium, que a cooperativa ganha em cada venda Fairtrade, foram investidos neste objetivo.

Alfredo de la Hoz, banana farmer from Colombia.

“Porque, por exemplo, eles nos dão um dólar por caixa como um prêmio de comércio justo. Em matéria de regadio, a Fairtrade ajudou-nos no investimento em cabos. Quanto à atualização da plantação, o apoio financeiro da Fairtrade ajuda-nos muito a renovar a plantação.”

Luís continua: "E isso ajuda muito o pequeno produtor. Se o comércio equitativo não existir, o pequeno produtor desaparece."

Alfredo de la Hoz, que trabalha para a BANAFRUCOOP, também conhece o Fairtrade Premium.

"Pessoalmente, fui beneficiário porque [a cooperativa] me proporcionou uma casa. Também construíram uma escola em Varela, e muitas pessoas receberam casas semelhantes à minha".

Hoje, os filhos das famílias BANAFRUCOOP também podem perseguir os seus sonhos profissionais, com o apoio de bolsas financiadas pelo Fairtrade Premium.

Orgulho-me de, graças ao Comércio Justo, ter educado os meus filhos", diz Luis. "Tenho um engenheiro, um tecnólogo e um supervisor de bananas."