Como funciona o Fairtrade
A Fairtrade é conhecida pelo seu selo azul e verde, mas somos mais do que um simples selo. A Fairtrade apoia os agricultores e trabalhadores através de um modelo único de fixação de preços, estabelece normas rigorosas em toda a cadeia de abastecimento e fomenta comunidades de produtores fortes através de redes locais e regionais.
A Fairtrade também advoga ativamente políticas e práticas de comércio justo a nível local e internacional, criando um ambiente no qual se dá prioridade aos direitos e ao bem-estar dos agricultores e dos trabalhadores. E trabalhamos arduamente para criar uma maior procura de produtos éticos e de comércio justo em países de todo o mundo, promovendo uma mudança positiva nas cadeias de abastecimento mundiais.
Mais concretamente:
- A Fairtrade fixa Normas rigorosas com critérios que os agricultores, trabalhadores, comerciantes e restantes parceiros devem cumprir. A entidade certificadora independente FLOCERT certifica e audita toda a cadeia de abastecimento de acordo com estas normas.
- Em todo o mundo, a Fairtrade trabalha diretamente com agricultores e trabalhadores no terreno para lhes dar apoio em questões específicas, apoiar o cumprimento das Normas Fairtrade e conseguir um impacto no desenvolvimento das suas comunidades. As equipas locais da Fairtrade estão à disposição dos agricultores e trabalhadores para lhes prestar consultoria especializada em temas como a gestão das explorações, a sustentabilidade e a segurança no trabalho. Também implementamos todo o tipo de programas de impacto sobre as alterações climáticas, a igualdade de género, os jovens na agricultura, o trabalho infantil, etc.
- As organizações locais Fairtrade, como a Fairtrade Ibérica, ajudam as empresas a abastecer-se de produtos produzidos de forma ética e sustentável pondo-as em contacto com agricultores e trabalhadores Fairtrade.
- A Fairtrade também promove a sensibilização sobre o comércio injusto e os desafios que os agricultores enfrentam, através de campanhas locais e da nossa crescente rede de escolas, universidades e outras comunidades Fairtrade. Veja como pode participar.
- A Fairtrade advoga políticas comerciais mais justas junto dos governos e leva as vozes dos pequenos agricultores e trabalhadores aos debates chave, a nível regional, nacional e internacional.
Rede mundial, experiência local
O sistema Fairtrade é formado por:
- Três redes regionais de produtores que representam mais de 1930 organizações de agricultores e trabalhadores na África e Médio Oriente, Ásia e Pacífico, e América Latina e Caraíbas.
- Mais de 25 organizações Fairtrade que comercializam e promovem os produtos certificados Fairtrade nos seus países.
Certificação independente na qual pode confiar
O sistema Fairtrade conta com um único fornecedor de garantia independente, FLOCERT.
A FLOCERT certifica e audita toda a cadeia de abastecimento em conformidade com as Normas Fairtrade. Desde o cultivo e a produção de matérias-primas até aos produtos embalados pelas empresas, a FLOCERT garante que a integridade da Fairtrade nunca seja comprometida. Os seus processos de certificação e de auditoria são totalmente independentes. Isso dá aos compradores a confiança de que as pessoas que estão por detrás dos produtos que compram recebem um tratamento justo pelo seu trabalho árduo.
«O sistema utiliza basicamente o comércio como ferramenta, fazendo que o comércio seja justo a fim de alcançar um sonho maior, um objetivo maior, e tudo gira à volta das comunidades, da melhoria das condições de vida, devolvendo o favor aos agricultores e pondo-os no mapa do mundo.»
Gabrielle Oti, Papua Nova Guiné