Main Navigation

A Fairtrade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pretendem acabar com a pobreza «em todas as suas formas, em todas as partes», sem deixar ninguém para trás. Esta ambição é fundamental para a missão da Fairtrade.

Woman from the Café Orgánico Marcala (COMSA) cooperative in Honduras
Woman from the Café Orgánico Marcala (COMSA) cooperative in Honduras

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, são um ambicioso conjunto de 17 objetivos globais para combater a pobreza e atingir um desenvolvimento sustentável até 2030. Abarcam temas que vão desde a igualdade de género às alterações climáticas, passando pela educação e a água potável, e representam uma grande oportunidade para melhorar a vida dos 1300 milhões de pequenos agricultores e trabalhadores agrícolas dos quais depende o mundo para produzir os nossos alimentos e proteger o nosso planeta.

A ambição é louvável, mas ainda há muito caminho a percorrer para alcançar muitos dos objetivos. Apesar dos avanços, mais de 780 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar internacional de pobreza. Em todo o mundo, 152 milhões de crianças continuam a trabalhar. E as alterações climáticas ameaçam reverter os progressos a todos os níveis. Além disso, os objetivos apenas proporcionam um quadro. Cabe aos governos, mas também às empresas e à sociedade civil, tomar medidas para garantir a sua consecução.

Como contribui a Fairtrade para os ODS

Existe uma grande inter-relação entre os ODS e o trabalho da Fairtrade. De facto, das 169 metas subjacentes aos objetivos, apenas há uma única que não está relacionada de alguma forma com a alimentação e a agricultura. Isto significa que os pequenos agricultores e os trabalhadores desempenham um papel central.

Ainda que a Fairtrade tenha um impacto direto e indireto nos 17 objetivos, demos prioridade a doze objetivos que estão mais estritamente relacionados com o nosso trabalho.

Ao alinhar os nossos indicadores com os ODS, unimos as nossas ações a um movimento global que aborda diretamente a desigualdade e a justiça social e ambiental.

Nosso alinhamento - meta por meta

  • Objetivo 1: Não à pobreza

  • Objetivo 2: Fome zero

  • Objetivo 4: Educação de qualidade

  • Objetivo 5: Igualdade de género

  • Objetivo 8: Trabalho digno e crescimento económico

  • Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestruturas

  • Objetivo 10: Reduzir as desigualdades Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles

  • Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

  • Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis

  • Objetivo 13: Ação pelo clima

  • Objetivo 15: A vida na terra

  • Objetivo 17: Alianças para os Objetivos

A Fairtrade é uma forma de os produtores, empresas e cidadãos contribuírem para a persecução de muitos dos ODS. Restam sete temporadas de colheita até 2030, portanto não há tempo a perder para assumir a nossa responsabilidade coletiva por um mundo sustentável.