Main Navigation

A Fairtrade aborda a igualdade de género

A luta pela igualdade de género está contemplada em todas as facetas do nosso trabalho, desde as normas até aos programas e à investigação. O comércio não pode ser justo a menos que inclua pessoas de todos os géneros.

Women posing
Women posing

Apesar das gerações que lutaram contra ela, a desigualdade de género continua a ser um obstáculo enorme e ainda está muito arraigada na sociedade atual.

Por exemplo, ainda que as mulheres constituam a maioria das pessoas que produzem alimentos, raramente recebem a parte que lhes corresponde dos lucros do seu trabalho árduo.

As mulheres nas comunidades agrícolas amiúde:

  • Não têm controlo sobre o dinheiro que ganham

  • Não possuem terras nem culturas

  • Têm menos acesso à educação, formação ou fornecimentos

  • São discriminadas na hora de pedir um crédito

A nossa abordagem de género ajuda as organizações agrárias a fazer face às relações desiguais de poder que travam as mulheres no trabalho e na sociedade.

  • 70 %
    em 70% dos aproximadamente 700 milhões de pessoas que vivem em pobreza extrema (com menos de 2,15 dólares por dia) são mulheres.
  • ~1/4
    Cerca de uma quarta parte dos produtores certificados Fairtrade são mulheres.
Igualdade de Gênero

FACTOS BREVES

Aqui estão alguns fatos rápidos sobre a igualdade de gênero ao redor do mundo.

Como a Fairtrade aborda a desigualdade de género

  • Com normas sólidas:

  • Com programas de apoio aos produtores:

  • Com o uso do Prémio:

  • Com acesso ao mercado:

  • Com investigação e dados:

"Now I say to myself I can do anything I want. I've learned to believe in myself and believe that I will be able to make it”. says Zoila Coto, member of El Sunza Cooperative. She has been part of CLAC´s women´s school for leadership and empowerment.

Projetos de mulheres em cooperativas de Café

O projeto Growing Women in Coffee da Fairtrade fomentou a transferência de arbustos de café para mulheres produtoras de café no Quénia, o que lhes permitiu obter um rendimento independente pela primeira vez. 300 mulheres da Cooperativa Kabngetuny receberam formação sobre boas práticas agrícolas e, como resultado, aumentaram a produtividade e a qualidade do seu café. Também beneficiaram da construção de cozinhas a biogás de «energia verde» em suas casas, o que reduz a exposição ao fumo e o tempo que passam a acartar lenha. Agora lançaram a sua própria marca de café para mulheres: café Zawadi, que em swahili significa «prenda». «Se uma mulher tiver condições, então a sua casa também as terá; económica e socialmente”, afirma Elizabeth, membro da cooperativa de café Kabngetuny.

Woman standing

Estamos a ver melhorias graduais, mas há muito mais trabalho por fazer para atingir uma verdadeira igualdade de género. Apoiea Fairtrade hoje e sempre.

Recursos: