Fairtrade e Salários Dignos para os Trabalhadores
A ambição da Fairtrade é que os trabalhadores tenham o poder de melhorar os seus próprios meios de vida e negociar os seus salários e condições de trabalho. É por isso que os salários dignos são um aspeto fundamental da nossa estratégia.


Os trabalhadores de cooperativas, fábricas e plantações encontram-se entre as pessoas mais vulneráveis no comércio mundial. Sem acesso à terra ou sem poderem ganhar a vida com ela, amiúde têm poucas opções para ganhar a vida de uma forma sustentável. Estes trabalhadores, não raro, não têm contratos formais, liberdade de associação, garantias básicas de saúde e segurança, nem salários adequados, entre outros desafios. E, frequentemente, não auferem um salário digno.
O que é um salário digno? É um salário que cubra as necessidades básicas dos trabalhadores e das suas famílias, incluindo alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos, educação, transporte para o trabalho e uma pequena poupança para circunstâncias imprevistas.
A Fairtrade trabalha para corrigir esta diferença, indo mais além das nossas normas.
A Metodologia Anker:
Para definir um salário digno, a Fairtrade recorre à Metodologia Anker. Esta abordagem calcula os salários com base no custo de vida regional e tem em conta os bens e serviços essenciais necessários para manter um nível de vida decente.
A Metodologia Anker garante referências salariais precisas e adaptadas ao contexto, o que permite aos trabalhadores pagar necessidades como alimentos, habitação, educação, cuidados médicos, transporte, vestuário e poupanças para circunstâncias imprevistas.
A abordagem da Fairtrade para conseguir Salários Dignos
-
Melhores preços
-
Valor acrescentado
-
Eficiência e produtividade
-
Acesso aos mercados
-
Fairtrade Investimentos Premium
-
Incidência e mudança de políticas
-
Colaboração
-
Sensibilização dos consumidores
-
Fixação de salários mínimos


«Para a Fairtrade é essencial que os salários dignos sejam reconhecidos como um direito humano e um custo normal de fazer negócios. A Fairtrade insta os retalhistas e comerciantes a comprometerem-se com preços justos, para garantir a coerência entre os seus compromissos de sustentabilidade e as suas práticas de abastecimento»
Wilbert Flinterman
Assessora Principal de Direitos dos Trabalhadores e Relações Sindicais, Fairtrade International.
A Metodologia Anker para Estimar Salários Dignos
O comércio equitativo Fairtrade utiliza a metodologia Anker para calcular os salários de subsistência com base no custo de vida regional, tendo em conta os bens e serviços essenciais necessários para manter um nível de vida decente. La metodología garantiza puntos de referencia salariales precisos y específicos del contexto, lo que permite a los trabajadores cubrir necesidades como alimentos, vivienda, educación, atención médica, transporte, ropa y ahorros para circunstancias imprevistas.
Mais informações
Escolher Fairtrade significa apoiar o direito dos trabalhadores a um rendimento decente e pôr mais dinheiro diretamente nas mãos dos próprios trabalhadores.