Juntos somos mais fortes: pequenos agricultores, agricultores e comércio equitativo
Fairtrade se esforça para apoiar pequenos agricultores e trabalhadores em todo o mundo. Trabalhamos com cerca de 1 900 organizações de produtores, que representam quase dois milhões de agricultores e trabalhadores


A agricultura é a fonte de rendimento e a atividade profissional mais importante para as famílias de baixos rendimentos nas zonas rurais. De facto, o sustento de 40% da população mundial depende da agricultura.
Os minifundiários são pequenos agricultores que gerem superfícies que oscilam entre menos de um hectare e 10 hectares, geridas a nível familiar. São destinadas, em parte, à produção e a suprir as necessidades familiares.
Isso significa também que competem num mercado global para vender os seus produtos. Onde os lucros do comércio se distribuem de forma desigual. No início das cadeias de fornecimento mundiais, os pequenos agricultores de regiões como África, América Latina, Ásia ou Médio Oriente enfrentam condições difíceis, menor poder de negociação e meios de vida precários. Também são os mais afetados pelas consequências das alterações climáticas.
Como é que a Fairtrade trabalha com os pequenos agricultores:
-
Cooperativas fortes
-
Preços mais justos
-
Tomada de decisão
-
Acesso ao mercado
-
Resiliência climática
-
Condições laborais justas
Em tempos de crise, torna-se evidente que a Fairtrade aumenta a resiliência económica dos agricultores e os ajuda a continuar com a sua profissão em tempos difíceis», afirmou Tatjana Mauthofer, investigadora da Mainlevel Consulting e coautora do estudo «Avaliação do impacto da Fairtrade na redução da pobreza e a resiliência económica através do desenvolvimento rural»
Apoie os agricultores
Ao escolher a Fairtrade, está a apoiar os agricultores para que obtenham melhores rendimentos e se preparem para o futuro.
Histórias de produtores