O comércio equitativo Fairtradeapoia os produtores na proteção das florestas e na prevenção da desflorestação
A desflorestação é um motor das alterações climáticas e contribui para a perda de biodiversidade. As Normas de Comércio equitativo Fairtradeincorporaram requisitos de proteção florestal, que cumprem ou vão além do que é exigido nos regulamentos da União Europeia. Mais do que isso, o comércio equitativo Fairtradeoferece apoio e benefícios financeiros aos produtores e trabalha para combater as causas profundas da desflorestação, como a pobreza, para que possam desempenhar o seu papel na agricultura sustentável e na conservação das florestas
![](/content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/4x3_375w.webp 375w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/4x3_640w.webp 640w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/4x3_768w.webp 768w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/4x3_1280w.webp 1280w)
![](/content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/21x9_375w.webp 375w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/21x9_640w.webp 640w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/21x9_768w.webp 768w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/21x9_1280w.webp 1280w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/21x9_1440w.webp 1440w, /content/dam/fairtrade/global/why-we-do-it/deforestation/Fairtrade%20Premium%20Impact%20-%20forest.jpg/_jcr_content/renditions/21x9_1920w.webp 1920w)
Florestas saudáveis não são apenas boas para o planeta como um todo, como desempenham seu papel importante no sequestro de carbono e na redução de gases de efeito estufa na atmosfera. As florestas também contribuem para a proteção do solo e da água, sustentam várias espécies animais e vegetais e servem de lar para as populações indígenas. As florestas são essenciais para a subsistência de mais de 1,6 mil milhões de pessoas em todo o mundo.
A pobreza e a falta de condições de vida dignas levam as pessoas a recorrer à floresta para satisfazer as suas necessidades básicas, como a utilização de madeira como combustível ou a limpeza de terras para cultivar culturas para fins alimentares ou de venda. A fraca governação dos solos e das florestas também desempenha um papel importante.
As atividades que causam mais desmatamento são a indústria madeireira, seguida pela agricultura, incêndios florestais e outras atividades, como mineração, ou substituição por commodities, como produção de soja ou palma.
O comércio justo dedica-se a proteger as florestas através de elementos fundamentais, tais como as nossas Normas Abrangentes, benefícios financeiros para os produtores, dados essenciais, serviços e apoio personalizados e defesa do que é necessário para prevenir a desflorestação de forma sustentável e justa.
A nossa abordagem para prevenir a desflorestação e proteger as florestas
-
Mais justo para os agricultores
-
Dados e monitorização de elevada qualidade
-
Robust and aligned standards
-
Padrões robustos e alinhados
-
Combater as causas profundas
Como o comércio justo apoia o cumprimento do Regulamento de Desflorestação da União Europeia
Nenhuma certificação pode substituir a devida diligência das próprias empresas, tal como claramente indicado no EUDR. No entanto, a Fairtrade tem os recursos e a experiência necessários para ajudar os produtores e os seus parceiros comerciais no caminho para a conformidade com a EUDR.
O comércio equitativo Fairtradepode apoiar empresas com quatro obrigações principais de diligência devida do Regulamento Europeu da Desflorestação (EUDR):
Areas of support
-
Recolha de dados de geolocalização
-
Recolha de dados de monitorização da desflorestação
-
Realização de avaliações de risco
-
Implementação de medidas de mitigação de riscos
Benefícios do comércio equitativo:
As Normas de Comércio equitativo Fairtradealinham-se com os requisitos do EUDR, incluindo um prazo que excede o requisito do EUDR, que exige dados de geolocalização e avaliações de risco e requisitos de mitigação.
As Normas do Comércio equitativo Fairtradetambém exigem que os parceiros comerciais apoiem os produtores nas suas ações de mitigação dos riscos, para que os agricultores não suportem sozinhos os encargos.
As três redes regionais de produtores de comércio justo (na América Latina e Caraíbas, África e região Ásia-Pacífico) estão a prestar um amplo apoio aos produtores nos seus processos de recolha de dados.
O comércio equitativo Fairtradeexige a segregação física do café e do cacau do comércio equitativo Fairtradedesde a exploração agrícola até ao ponto de exportação, se uma organização de produtores também vender produtos não equitativos. Tal apoia o dever de diligência das empresas nas cadeias de abastecimento de destino da UE.
Procura ajuda no seu processo de preparação para o EUDR?
Confira nossos recursos, diretrizes e vídeos gratuitos.
Perguntas frequentes relacionadas com a EUDR e os requisitos do comércio equitativo
-
Como podem as empresas, incluindo os licenciados do Comércio Equitativo, demonstrar a conformidade com o Regulamento da Desflorestação da União Europeia (EUDR)?
-
A certificação Fairtrade conta como prova suficiente de conformidade com a EUDR?nt evidence of compliance with the EUDR?
-
Como é que o comércio equitativo Fairtradeapoia os parceiros comerciais nas suas obrigações de diligência devida ao abrigo da EUDR?tners with their EUDR due diligence obligations?
-
Como é que a Fairtrade apoia as organizações de produtores na recolha de dados de geolocalização e na monitorização da desflorestação?
-
A Fairtrade publica ou partilha dados de geolocalização específicos da cadeia de abastecimento ou relatórios de risco de desflorestação de organizações de produtores?
-
O comércio equitativo Fairtradepublica o estado de preparação das organizações de produtores do comércio equitativo?
-
O comércio equitativo Fairtradepartilhará os dados de geolocalização comunicados pelos comerciantes com outros intervenientes na cadeia de abastecimento, para além das organizações de produtores?
-
A Satelligence tem acesso a dados de comerciantes e agências nacionais em fazendas mapeadas?
-
Qual é o progresso da preparação das organizações de produtores de café e cacau Fairtrade até agora?
-
Como se espera que os parceiros comerciais demonstrem conformidade com os requisitos das Normas do Comércio equitativo Fairtradepara apoiar os produtores?
-
Como é abordada a rastreabilidade no EUDR?
-
Como é que a abordagem do comércio equitativo Fairtradeem matéria de rastreabilidade se coaduna com o que a EUDR exige?
-
Como as organizações de produtores de cacau e café Fairtrade devem começar a enviar seus dados de geolocalização e receber relatórios de alerta de desmatamento?
-
¿A utilização do Satelligence é obrigatória para as organizações de produtores?
-
As avaliações do risco de desflorestação provenientes de outras fontes que não a Satelligence podem ser tidas em conta nas auditorias do comércio equitativo?
-
O que acontece quando um alerta de desmatamento é encontrado?
Recursos adicionais
-
Ferramentas:
-
Documentação:
-
Research: