Main Navigation

A abordagem da Fairtrade sobre a proteção da infância

Na Fairtrade, estamos empenhados na luta contra as causas fundamentais do trabalho infantil, a prevenção do abuso e a exploração das crianças.

School playground and kids
School playground and kids

A proteção à infância é uma das áreas de ação para a Fairtrade, já que o trabalho infantil continua a ser, infelizmente, comum no setor agrícola, especialmente nas comunidades que apenas obtêm rendimentos dignos.

A UNICEF estima que 160 milhões de crianças de todo o mundo realizam trabalhos que ameaçam a sua saúde e segurança ou interrompem a escolaridade, 70% deles no setor agrícola.

O trabalho infantil refere-se ao trabalho, remunerado ou não, que prejudica a saúde e o bem-estar de uma criança, a sua educação, lazer ou desenvolvimento. Afeta tanto rapazes como raparigas e em algumas regiões, como na África subsariana, mais de 1 em cada 4 crianças dos 5 aos 17 anos está envolvida em trabalho infantil. As causas são multifacetadas e complexas, mas a pobreza continua a ser o principal responsável.

A abordagem da Fairtrade para a proteção da infância baseia-se nos direitos humanos e é inclusiva. Centra-se nas causas profundas e diretas.

  • 9M
    É esse o número adicional de crianças que trabalham após a pandemia da Covid-19 e a posterior recessão económica mundial, estima a UNICEF. À medida que aumenta a pobreza, também cresce o trabalho infantil.
  • 1.5M
    milhões de crianças entre os 5 e os 17 anos trabalham nas plantações de cacau só na Costa do Marfim e Gana. O setor do cacau é um dos mais afetados.
Child labour

FACTOS BREVES

Here are a few facts about this critical systemic issue.

Como a Fairtrade apoia a proteção da infância:

  • Com normas sólidas:

  • Com projetos e programas específicos:

  • Com supervisão baseada na comunidade:

«O nível de exploração das crianças nas zonas produtoras de cacau foi um obstáculo para a sua educação e o resultado foi a natureza cíclica da pobreza nestas comunidades. As crianças podem abrir-se e falar de qualquer coisa que as preocupe se se sentirem seguras consigo. A participação e o envolvimento ativo da comunidade eliminam a posição defensiva e melhoram a apropriação e a cooperação».

Anthony Badu, supervisor da Fairtrade YICBMR, Gana

Proteção infantil através da redução e atenuação:

Fairtrade detetar infrações aos nossos requisitos de proteção infantil em qualquer organização certificada Fairtrade, tomaremos medidas imediatas para proteger as crianças afetadas:

  • Trabalhamos com organismos nacionais de proteção da infância, autoridades locais e organizações de defesa dos direitos da infância para tentar garantir uma atenuação segura e o bem-estar a longo prazo das crianças.
  • A Fairtrade liga as empresas com os produtores para abordar o problema do trabalho infantil, por exemplo, através da secção de melhores práticas voluntárias da Norma de Comércio Justo Fairtrade para Comerciantes. Trader Standard.

Para acabar com o trabalho infantil é necessário que todos -agricultores, consumidores, empresas e governos- façam a sua parte.

Ao comprar produtos Fairtrade, não só está a ajudar os produtores a ganhar melhor a vida e a mandar as suas crianças à escola, mas também a combater as causas subjacentes do trabalho infantil nas suas comunidades.