Main Navigation

A Fairtrade incorpora os direitos humanos e o dever de diligência ambiental

A Fairtrade trabalha para apoiar os agricultores e trabalhadores, fomentar uma conduta empresarial responsável e induzir reformas políticas que protejam os direitos humanos e ambientais, com o intuito de mitigar os riscos para os direitos humanos nas cadeias de fornecimento globais.

Workers talking
Workers talking

A pobreza e a desigualdade são causas fundamentais de muitos riscos nas cadeias de fornecimento mundiais. Por isso, é importante a colaboração de fornecedores, compradores, governos e sociedade civil. Para que os agricultores invistam em medidas sólidas de dever de diligência , devem atingir melhores preços, relações comerciais mais duradouras e coinvestimento entre todos os intervenientes da cadeia de fornecimento.

O Dever de Diligência em Direitos Humanos e Meio ambiente (HREDD, na sigla em inglês) é da responsabilidade da empresa e significa gerir os riscos e danos sociais e ambientais associados à sua atividade. Se levado a cabo corretamente, o Dever de Diligência em Direitos Humanos e Meio Ambiente pode ser inovador na promoção dos direitos dos agricultores e trabalhadores e a sustentabilidade ambiental.

  • 1/3
    dos alimentos consumidos em todo o mundo são produzidos por famílias de agricultores em pequena escala. Também são os mais afetados pelos impactos adversos nas cadeias de fornecimento. Por isso é tão importante ter em conta os seus interesses.
HREDD

FACTOS BREVES:

Considering the importance of small scale farmers it is critical to take their interests into account when it comes to new legislation on human rights and environmental due diligence.

De que forma a Fairtrade apoia o dever de diligência em matéria de direitos humanos e meio ambiente

  • Normas Fairtrade:

  • Apoio aos produtores:

  • Financiamento:

  • Serviços empresariais:

Como a Fairtrade apoia o Dever de Diligência da OCDE

  • Integrar uma conduta empresarial responsável nas políticas e sistemas de gestão.

  • Identificar e avaliar os impactos adversos

  • Cessar, prevenir ou mitigar os impactos adversos

  • Acompanhamento da implementação e os resultados

  • Comunicar como se abordam os impactos

  • Proporcionar ou cooperar na atenuação quando aplicável

Mapa de Risco País

A Fairtrade criou um mapa de riscos concebido para apoiar as empresas e organizações de agricultores na avaliação dos seus riscos para os direitos humanos e o meio ambiente. A Fairtrade exorta à colaboração entre compradores, fornecedores, governos e sociedade civil para abordar os riscos e as causas.

Dê uma vista de olhos!
A view of our risk map

«Todo o nosso trabalho pretende reduzir, prevenir e avançar na atenuação das violações dos direitos humanos. Comprometemo-nos a pautar as nossas políticas e processos pelos Princípios Orientadores da ONU sobre Direitos Humanos e Empresas. Se os atores certificados pela Fairtrade violarem os direitos humanos das Normas Fairtrade, visamos proteger as pessoas em causa e facilitar medidas corretivas efetivas», como nos comenta a Dr.ª Tytti Nahi, Líder de Empresas e Direitos Humanos do Centro de Excelência de HRDD (Dever de Diligência em direitos Humanos e Ambientais) da Fairtrade.

Mitigating risks

How can we best build collaboration across supply chain levels to achieve living incomes and mitigate risks across supply chains? Find out more about how Fairtrade works together with companies, governments and civil society to do so.

Read more

A Fairtrade exige um dever de diligência justo, assente no diálogo com os titulares de direitos, na repartição justa dos custos, na colaboração e melhoria contínuas. Vai fazer parte dele?